Páginas

5 de novembro de 2011

Origem da palavra Gaúcho

No começo, quando toda a atividade se resumia à extração do couro do gado selvagem, os habitantes do Pampa eram designados como guascas, palavra que significa tira de couro cru.

E mais tarde, de acordo com o historiador Emilio Coni, é que aparece o termo gaudério, que foi dado aos "aventureiros paulistas que deserdavam das tropas regulares para se tornarem coureadores e ladrões de gado". Isso mais ou menos em torno de 1770. Coni afirma que a expressão "gaúcho" torna-se corrente nos documentos a partir de 1790, como sinônimo de gaudério e também para designar os ladrões de gado que atuavam nos dois lados da fronteira.

Uma coisa é certa: mais ou menos até a metade do século passado, o termo gaúcho era ainda depreciativo. Aplicado aos mestiços de espanhol e português com as índias guaranis e tapes missioneiras. Saint Hilaire, menciona "esses homens sem religião nem moral, na maioria índios ou mestiços que os portugueses designavam pelo nome de Garruchos ou Gahuchos".

Quanto à origem da palavra, há muita discordância. Existem centenas de hipóteses a respeito da origem da palavra. Alguns autores afirmam que o termo gaúcho vem do guarani. Significaria "homem que canta triste", aludindo provavelmente à "cantilena arrastada dos minuanos". Também há quem diga que vem da expressão quíchua “huachu”, que signifca órfão. Para alguns pesquisadores o termo vem de Cachu ou Cauchu do Araucano, significando camarada, esperto, fino, arteiro e astucioso. 



- Mariana Ribeiro

O gaúcho em sua origem.

 Os índios, Mozos perdidos, desocupados do campo, changadores (porteiro em espanhol, assim eram chamados os assassinos de animais, esses  que eram criados para o retiro de suas peles) . Esses foram os antecessores dos gaúchos, apresentando origem e comportamento bem semelhante.Mas os índios Pampeanos (os conhecidos como charruas e minuanos) devem ser lembrados na origem de formação do povo gaudério,esses que logo se adaptaram ao cavalo. A miscigenação dos mesmos com o europeu, misturou as culturas e resultou nos Mozos, que mencionei anteriormente.Os Mozos eram homens que optaram por viver uma vida no pampa, com o primeiro registro em 1617, já usando o chiripá,poncho e a bota de garrão de potro essa mesma uma peça tradicional da vestimenta gaúcha,que mais tarde ao sofrer uma evolução por volta de 1865, foi substituída pela bombacha.
Entretanto, é impossível saber distinguir o momento em que, de fato, o gaúcho começa a existir. São muitas passagens e fatos que se sobrepõem. Uma curiosidade é que a palavra "gaúcho" só aparece em algumas crônicas de viajantes na América do Sul, lá por volta de 1770. Isso demonstra a culminação dos tipos anteriores (os Mozos, desocupados do campo, os changadores) em um só; o "gaúcho" em sua origem primária.


-Vitória.