A bandeira do Rio Grande do Sul é uma das mais tradicionais e conhecidas no país.Teve sua origem vinda dos desenhos de alguns rebeldes durante a Guerra dos Farrapos, mais aproximadamente em 1835, mas ainda não continha o brasão de armas. Em 5 de Janeiro de 1966 foi oficializada como bandeira do estado, já possuindo o brasão de armas na parte central. Não há realmente um consenso sobre o significado das cores da bandeira, o que existe, são várias teorias. Alguns alegam que as cores simbolizam o auriverde do Brasil separado pelo vermelho da guerra, ja outras afirmam ser uma combinação do rubroverde da bandeira Portuguesa com o aurivermelho da bandeira espanhola, o que certamente faria todo o sentido em uma região de fronteira entre essas duas potências coloniais. Entretanto, a versão mais certa e aceita é a de que o verde e o amarelo representam o Brasil e a faixa vermelha representa o sangue, a liberdade e a república. Assim se encontra no meio do verde e do amarelo para demonstrar a separação do Rio Grande do resto do País.
"Liberdade, igualdade e humanidade" - Esse é o lema que a bandeira carrega, e tanto ele quanto os símbolos que se encontram na mesma estão diretamente ligados a maçonaria, uma vez que a elite gaúcha militar e política à época da Guerra dos Farrapos, era em sua grande maioria, maçônica.
Fonte :
http://www.girafamania.com.br/listaestados/br-rs.htm
-Vitória
Caro amigo sensacionalista "Liberdade, igualdade e humanidade" não faz referencia a maçonaria , e sim a Revolução Francesa (da qual teve forte influencia) cujo lema era Liberdade, igualdade e fraternidade.
ResponderExcluirCaro Dênis, faço minhas as palavras do cidadão que comentou anteriormente, também lhe recomendando bons estudos, pois o autor do artigo tomou como princípio que qualquer leitor que tenha concluído o ensino médio, deve ter estudado a Revolução Francesa, cuja origem e protagonistas advêem da maçonaria revolucionária, em contraponto à maçonaria imperalialista, sendo esta, Bretã. Sua cor vermelha a distingue da azul imperialista. Não paga vale, amigo. Citou um fato histórico, mas não o compreende. Não passe sua desinformação adiante. Recomendo estudar os demais símbolos maçônicos presentes no brasão da bandeira do RS, como as "duas colunas", o "barrete vermelho", etc.
ExcluirBons estudos!
Caro Dênis, antes de acusar algém de "sensacionalista" procure se informar melhor acerca de quem influenciou a Revolução Francesa e se surpreenderá em saber que originalmente o lema Liberdade, Igualdade e Fraternidade, sempre foi um lema da Francomaçonaria.
ResponderExcluirAliás, e para vosso esclarecimento, não é só este lema, constante do Pavilhão Rio-grandense, que tem origem na Maçonaria, mas há outros, tão óbvios quanto!
Bons estudos!