Páginas

6 de novembro de 2011

Algumas tradições Gaúchas


A maneira de falar do gaúcho antigo chegou de forma impressionante até os dias de hoje. Nos centros urbanos do Estado, milhares de palavras originais da língua campeira continuam sendo usadas com o seu significado real (apesar de que a maioria das pessoas que as utilizam não sabe da sua origem).
   A música, os payadores (Pajador é o repentista que canta seus versos de improviso com o acompanhamento de milonga, feito por guitarra) e a poesia gaúcha. Simões Lopes Neto no seu Cancioneiro Guasca, música popular gaúcha do passado, mostra a atenção que os habitantes do interior tinham pelo gaúcho. Muitas pessoas do interior, ainda hoje ligadas diretamente ou indiretamente ao campo, compõem músicas e fazem poesias e trovas a maneira do gaúcho. Centenas de músicos de qualidade compõem letras e músicas campeiras. Festas que lembram as habilidades do gaúcho (doma e laço, principalmente) são atração sempre que acontecem, mesmo nas zonas mais metropolitanas. Pesquisadores como Paixão Côrtes e Barbosa Lessa conseguiram recuperar muito da dança gaúcha.
 No mundo inteiro, principalmente na Europa e nos Estados Unidos, festas regionais reforçam suas certezas sobre suas origens, este é o sentido de conhecer o passado, afinal "É tão grave esquecer-se no passado como esquecer o passado. Nos dois casos desaparece a possibilidade de história".

Fonte: http://portalgaucho.com.br/?pg=1&act=1

-Isadora Freitas

Nenhum comentário:

Postar um comentário