Páginas

6 de novembro de 2011

Danças Típicas

A dança gaúcha teve influência européia e muito das demais praticadas no restante do Brasil.
A principal influencia foi a dos portugueses, que trouxeram o seu modo alegre e expansivo de dançar. Os gaúchos trocaram os famosos tamancos do folclore português, por botas e sapatos adaptados por causa do clima frio. Os gaúchos a partir de 1835 organizaram o Movimento tradicionalista, atualmente existente em todos cantos dos Estados Sulinos, onde mantém vivo as danças gaúchas.

Paraná (PR)
 
- Pau – de – Fitas;
- Fandango;

Rio Grande do Sul (RS)

Balaio: Dança folclórica brasileira originada do Nordeste, bastante popular no RS. Trata-se de uma dança de sapateado e, ao mesmo tempo, de conjunto. Além disso destaca-se a formação de rodas que giram.


Dança dos Facões: Dança folclórica gaúcha apresentada somente por homens. O elemento coreográfico principal é o facão. Destaca-se a importância da coordenação de movimentos de ataques e defesa.

Chimarrita: Dança que os colonos açorianos trouxeram para o Sul do Brasil no final do séc. XVIII. Do RS, a dança tradicional a chimarrita é dança de pares em fileiras opostas. As fileiras se cruzam, se afastam em direções contrárias e tomam a se aproximar, lembrando as evoluções de certas danças tipicamente portuguesas.


Pezinho: originária de Portugal e Açores é vivas e alegre, com características de ingenuidade. É a mais conhecida dança do folclore gaúcho, onde os dançarinos apresentam duas partes: na primeira uma marcação dos pés e na segunda os pares giram em torno de si próprios, tomados pelo braço.

Chula: de origem polêmica possivelmente desenvolvida no RS no sec. XIX. Caracteriza-se pela agilidade do sapateio dos peões, em disputas, sapateando sobre uma lança estendida no salão. Ela é citada como uma espécie de jogo típico dos gaúchos. Dois dançarinos ficam frente a frente tendo entre si uma lança de quatro metros de comprimento. Um dos oponentes executava uma sequencia de difíceis passos indo até a extremidade oposta e voltando ao seu lugar de origem. Ao segundo oponente cabia, repetir o passo e fazer uma mais difícil, e assim continuaria da mesma forma. Perdia a disputa aquele que saísse do ritmo e errasse o passo ou chutasse a lança.

Milonga: Essa dança também é popular na Argentina e no Uruguai. No Rio Grande do Sul, ela recebe a companhia da viola e de outros instrumentos musicais. A milonga gaúcha lembra os passos do tango e é bem mais lenta e romântica. Ela pode ser dançada de três formas: há vaneirada (seguindo os passos da vaneira), tangueda (dança no ritmo de marcha) e rio grandense (dança com passos dois e um).

 
Vaneirão/ Vaneira/ Vaneirinha:
É um ritmo bastante comum no estado e tem suas origens na cidade de Havana, em Cuba. Sua influencia incidiu não só sobre o Rio Grande do Sul como também nos sambas do Rio de Janeiro. O nome da dança altera conforme o ritmo, pois se ele for lento recebe o nome de Vaneirinha, rápido, vaneirão e moderado, vaneira. Os passos são realizados com dois pra lá e dois pra cá, sendo que são alterados com quatro movimentos de cada lado.
- Chote;- Chamamé;- Rancheira.

Santa Catarina (SC)

- Boi de Mamão;
- Dança do vilão;
- Balainha.



- Bárbara Flores




2 comentários:

  1. As tradições gauchescas,através dos tempos, perderam a sua importância? os jovens de hoje mantêm essas tradições? por quê?

    ResponderExcluir